Consulta de Rastreios Oncológicos


RESPONSAVEIS – Dr. Hugo Carvalho, EF Lina Oliveira, SC Ângela Rêgo 

O Programa Nacional para as Doenças Oncológicas é considerado prioritário e está enquadrado na DGS. 

O Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Oncológicas, propõe o rastreio para os Cancros do Colo do Útero (CCU), Cancro da Mama (CM) e Cancro do Cólon-Reto (CCR), elegendo como população-alvo, respetivamente, as mulheres dos 25 aos 64 anos, dos 50 aos 69 anos e os homens e mulheres dos 50 aos 74 anos. 

O cancro é a principal causa de morte antes dos 70 anos de idade (isto é, a principal causa de morte prematura) e, no conjunto das causas de mortalidade em todas as idades, ocupa o segundo lugar depois das doenças cérebro-cardiovasculares. 

Neste programa dá-se prioridade à prevenção primária (como diminuição à exposição ao tabagismo prevenção secundária, rastreio (mama e colo do útero) e rastreio oportunístico (cólon e reto) e deteção precoce, à identificação de lesões pré-malignas e de neoplasias em estádios iniciais. 

Em relação ao rastreio do cancro da mama, a mesma está implementado na ARS do Centro, cobrindo a totalidade da área geográfica. O mesmo sucede com o rastreio do colo do útero, cuja monitorização e avaliação do programa é realizada através da aplicação SIIMA rastreios, tal como rastreio do cancro colo-rectal (RCCR), baseado na pesquisa de sangue oculto nas fezes. A rede de referenciação envolve o IPO de Coimbra (análise das amostras) e o Centro Hospitalar de Leiria quando algum resultado alterado que o justifique. 

Nos casos de diagnóstico de doença oncológica, estadiamento e tratamento, mantem-se a colaboração com os outros níveis de cuidados de saúde no seu seguimento, nomeadamente o IPO de Coimbra, bem como com o Centro Hospitalar de Leiria, enquanto doença crónica e na prestação de cuidados paliativos.

POPULAÇÃO-ALVO - utentes a convocar: 

Rastreio do Cancro do Colo do Útero - RCCU – Mulheres dos 25 aos 60 anos, com exclusão de mulheres:

  • Tratadas de cancro uterino;
  • Histeretomizadas;
  • Que não iniciaram atividade sexual;
  • Com capacidade física que de todo impossibilite a realização do exame ginecológico. 

Rastreio de Cancro da Mama - RCM - Mulheres dos 50 aos 69 anos com exclusão de mulheres: 

  • Grávidas;
  • Com prótese mamária;
  • Com antecedentes de cancro da mama;
  • Com mamografia realizada nos 6 meses anteriores. 

Rastreio do Cancro Colon e Reto - RCCR – Homens e Mulheres assintomáticos entre os 50 e os 74 anos. Não são incluídos no rastreio, devendo ser submetidos a colonoscopia total, os utentes que apresentam sinais e/ou sintomas sugestivos da existência de patologia do cólon ou do reto e os que integram as seguintes situações clínicas:

  • Antecedentes pessoais de adenoma (s) ou de cancro do cólon ou do reto;
  • Doença Inflamatória Intestinal;
  • Antecedentes familiares de primeiro grau de adenoma (s) ou de cancro do cólon ou do reto, síndromes hereditárias de cancro do cólon e reto que apresentam sinais e/ou sintomas sugestivos da existência de patologia do cólon ou do reto. 


USF Novos Horizontes, Sede-Juncal - Rua dos Bombeiros, nº 4
2480-375 Juncal
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora