FUNCIONAMENTO

Atendimento - Circuito

Quando chega à USF deve dirigir-se, em primeiro lugar, à secretaria.

É imprescindível a identificação com Cartão de Identificação, título de residência ou Passaporte e deve mostrar no balcão de atendimento onde será efetivada a sua chegada para que depois se proceda a consulta médica e/ou de enfermagem.

Procure manter os seus dados de contacto atualizados (telefone, morada, email).  

A pontualidade é essencial. Chegue 15 minutos antes da hora marcada para garantir que dispõe do seu tempo de consulta sem prejuízo de outro utente. Podem ocorrer atrasos durante as consultas pelo que pedimos a sua compreensão e paciência.

  • Se chegar, depois da hora marcada da sua consulta - tolerância de 5 minutos para consulta doença aguda e 10 minutos para consulta programada, terá falta. A remarcação, terá em conta, o motivo da falta e o não atrasar o começo da próxima consulta.

Se não puder comparecer a alguma consulta é muito importante o aviso prévio para que outro utente possa usufruir. 

Organização

A equipa multidisciplinar é constituída por seis médicos, seis enfermeiros e cinco secretários clínicos, que se distribuem pelos 3 Polos funcionais, estando 2 equipas alocadas a cada um dos respetivos Polos. 

Estão definidos dois tipos de equipas de saúde familiar internas:

  1. Equipas nucleares: médico (e internos afetos), enfermeiro e secretário clínico responsáveis por um ficheiro clínico. Estão constituídas seis equipas nucleares (A, B, C, D, E e F); 
  2. "Equipas em espelho": equipas nucleares geminadas por Polo que são chamadas a atuar quando algum profissional da equipa nuclear está ausente. Estão constituídas três equipas em espelho (A+B, C+D, E+F). 

Marcações de consultas

Todas as consultas podem ser marcadas telefonicamente, por e-mail ou diretamente no secretariado clínico, seja no Polo ou na Sede da USF.

Podem ainda ser agendados através do Portal da Saúde (em https://servicos.min-saude.pt/utente/).

Consulta para Doenças Agudas

No seu horário de atendimento (das 8.15H às 19.45H) todas as pessoas inscritas nesta Unidade têm garantia de atendimento, no próprio dia, preferencialmente pelo seu Médico e/ou Enfermeiro de Família, sempre que a sua doença seja aguda. 

As consultas são agendadas de acordo com a hora do contato e a próxima vaga disponível. Poderá ter de se deslocar para um polo que não o seu. Os 3 Polos funcionam em conjunto na garantia do atendimento na doença aguda, como se de um prédio de 3 andares se tratasse mas distribuídos geograficamente pelas 3 freguesias onde cada polo se encontra.

As consultas têm a duração previsível de 15 minutos

Não são motivos de pedido deste tipo de consulta

  • Pedidos de atestado ou declarações;
  • Mostrar resultados de exames (exceto se com indicação de urgente pelo Médico ou da Instituição onde foi efetuado, com avaliação clínica prévia);
  • Pedidos de exames ou de medicação;
  • Renovação de Certificados de Incapacidade Temporária para o Trabalho; 

Existe um formulário próprio que o doente deve preencher e que é entregue na secretaria quando solicita uma consulta de Agudos. 

Consulta Programada 

Consulta de iniciativa do utente ou da equipa de família, em períodos de 15-30 minutos, para vigilância de saúde ou de doença crónica, de acordo com o plano de saúde individual previamente definido. 

Esta deve ser marcada com antecedência, por qualquer meio de comunicação (telefone, email, presencialmente ou através da agenda eletrónica/e-agenda do portal da saúde todos os dias úteis das 8h às 20h), no horário da própria equipa de família; 

Destinam-se a:

  • Utentes adultos, para prevenção e vigilância de problemas de saúde—Saúde de Adulto;
  • Atestados médicos para carta de condução—requer avaliação oftalmológica e se aplicável avaliação psicológica recente e outros pareceres/exames que o seu médico julgar necessários;
  • Utentes portadores de doenças crónicas, tais como: diabetes, hipertensão, entre outras;
  • Utentes de grupos específicos que necessitam de consultas periódicas: consulta de planeamento familiar, pré-concecional, saúde materna e revisão pós-parto, saúde infantil e juvenil e rastreios oncológicos. Estas consultas são agendadas pela sua Equipa de Saúde quando solicitado pelo utente ou quando o profissional verifica a necessidade da mesma ser realizada.
  • Vacinação—mediante disponibilidade de agendamento com enfermeiro de família.

Consulta Domiciliária 

Consulta efetuada no domicílio do utente, desde que na área de influência da USF - consulta o Regulamento Interno. 

A sua marcação pode ser por iniciativa do utente/cuidador, médico ou enfermeiro, por telefone ou contacto presencial. São critérios de inclusão na visitação domiciliária:

  • Doença crónica incapacitante e sua agudização
  • Doença crónica incapacitante e sua agudização;
  • Utentes com dependência física temporária;
  • Utentes com dificuldade de mobilização;
  • Utentes dependentes e grandes dependentes;
  • Puérperas e recém-nascidos vigiados na consulta programada da USF;
  • Situações em que é conveniente a avaliação das condições da habitação e da dinâmica família 

Quando solicitadas pelo utente/familiar têm um tempo máximo de resposta garantido de 24 horas após aceitação do pedido:

  • É garantida resposta quanto à exequibilidade da realização do domicílio nos termos em que for solicitada pelo utente ou cuidador;
  • O domicílio será efetuado efetivamente se a justificação do pedido for aceite pelo profissional e será de acordo com a disponibilidade de horário do mesmo, bem como do transporte (do próprio profissional ou Táxi) e outros fatores necessários para a realização do mesmo.
  • Não são efetuados domicílios por causas de emergência clínica;
  • Não são efetuados domicílios para averiguação de óbito ocorrido no domicílio.
  • Não são garantidos domicílios a ERPI, ou Instituições similares.

Consulta sem Presença do Utente 

Consultas motivadas por problemas e solicitações dos utentes passíveis de resolução sem contacto face a face, como pode acontecer através do secretário clínico. 

Inclui:

  • Renovação de medicação crónica— o utente pode solicitar a renovação do seu receituário crónico através do preenchimento correto de impresso próprio junto do secretariado clínico, por telefone, portal do utente ou correio eletrónico. A USF garante a renovação até às 72 horas após o pedido, podendo ser emitida receita em papel ou em formato receita sem papel (via SMS ou correio eletrónico);
  • Avaliação de meios complementares de diagnóstico (exames), previamente autorizados pelo seu Médico de Família
  • Declarações e relatórios médicos mediante prévia autorização

Estas consultas incluem ainda o atendimento telefónico (em horário próprio para cada equipa de família) e por correio eletrónico (com regras próprias) —informe-se na secretária.


Não compete a esta USF !

  • O atendimento de situações de emergência e acidentes. Nesses casos deverá dirigir-se aos Serviços de Urgência hospitalares ou ligar ao 112;
  • O preenchimento de documentação emanada de instituições privadas; 
  • A transcrição de exames médicos para Medicina do Trabalho, Seguradoras ou instituições hospitalares públicas ou privadas;
  • Atestados para caça e licença de porte de arma, para a prática de desporto federado, Atestado das cartas de condução do Grupo 2, salvo se o médico considerar ter habilitação.

Consulte ainda o nosso Guia de Acolhimento – Aqui:


Consulte - Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos Utentes do SNS


Consulte ainda  - DIREITOS DOS UTENTES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - ERS, 2019

USF Novos Horizontes, Sede-Juncal - Rua dos Bombeiros, nº 4
2480-375 Juncal
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