FUNCIONAMENTO
Atendimento - Circuito
Quando chega à USF deve dirigir-se, em primeiro lugar, à secretaria.
É imprescindível a identificação com Cartão de Identificação, título de residência ou Passaporte e deve mostrar no balcão de atendimento onde será efetivada a sua chegada para que depois se proceda a consulta médica e/ou de enfermagem.
Procure manter os seus dados de contacto atualizados (telefone, morada, email).
A pontualidade é essencial. Chegue 15 minutos antes da hora marcada para garantir que dispõe do seu tempo de consulta sem prejuízo de outro utente. Podem ocorrer atrasos durante as consultas pelo que pedimos a sua compreensão e paciência.
- Se chegar, depois da hora marcada da sua consulta - tolerância de 5 minutos para consulta doença aguda e 10 minutos para consulta programada, terá falta. A remarcação, terá em conta, o motivo da falta e o não atrasar o começo da próxima consulta.
Se não puder comparecer a alguma consulta é muito importante o aviso prévio para que outro utente possa usufruir.

Organização
A equipa multidisciplinar é constituída por seis médicos, seis enfermeiros e cinco secretários clínicos, que se distribuem pelos 3 Polos funcionais, estando 2 equipas alocadas a cada um dos respetivos Polos.
Estão definidos dois tipos de equipas de saúde familiar internas:
- Equipas nucleares: médico (e internos afetos), enfermeiro e secretário clínico responsáveis por um ficheiro clínico. Estão constituídas seis equipas nucleares (A, B, C, D, E e F);
- "Equipas em espelho": equipas nucleares geminadas por Polo que são chamadas a atuar quando algum profissional da equipa nuclear está ausente. Estão constituídas três equipas em espelho (A+B, C+D, E+F).

Marcações de consultas
Todas as consultas podem ser marcadas telefonicamente, por e-mail ou diretamente no secretariado clínico, seja no Polo ou na Sede da USF.
Podem ainda ser agendados através do Portal da Saúde (em https://servicos.min-saude.pt/utente/).
Consulta para Doenças Agudas
No seu horário de atendimento (das 8.15H às 19.45H) todas as pessoas inscritas nesta Unidade têm garantia de atendimento, no próprio dia, preferencialmente pelo seu Médico e/ou Enfermeiro de Família, sempre que a sua doença seja aguda.
As consultas são agendadas de acordo com a hora do contato e a próxima vaga disponível. Poderá ter de se deslocar para um polo que não o seu. Os 3 Polos funcionam em conjunto na garantia do atendimento na doença aguda, como se de um prédio de 3 andares se tratasse mas distribuídos geograficamente pelas 3 freguesias onde cada polo se encontra.
As consultas têm a duração previsível de 15 minutos
Não são motivos de pedido deste tipo de consulta:
- Pedidos de atestado ou declarações;
- Mostrar resultados de exames (exceto se com indicação de urgente pelo Médico ou da Instituição onde foi efetuado, com avaliação clínica prévia);
- Pedidos de exames ou de medicação;
- Renovação de Certificados de Incapacidade Temporária para o Trabalho;
Existe um formulário próprio que o doente deve preencher e que é entregue na secretaria
quando solicita uma consulta de Agudos.
Consulta Programada
Consulta de iniciativa do utente ou da equipa de família, em períodos de 15-30 minutos, para vigilância de saúde ou de doença crónica, de acordo com o plano de saúde individual previamente definido.
Esta deve ser marcada com antecedência, por qualquer meio de comunicação (telefone, email, presencialmente ou através da agenda eletrónica/e-agenda do portal da saúde todos os dias úteis das 8h às 20h), no horário da própria equipa de família;
Destinam-se a:
- Utentes adultos, para prevenção e vigilância de problemas de saúde—Saúde de Adulto;
- Atestados médicos para carta de condução—requer avaliação oftalmológica e se aplicável avaliação psicológica recente e outros pareceres/exames que o seu médico julgar necessários;
- Utentes portadores de doenças crónicas, tais como: diabetes, hipertensão, entre outras;
- Utentes de grupos específicos que necessitam de consultas periódicas: consulta de planeamento familiar, pré-concecional, saúde materna e revisão pós-parto, saúde infantil e juvenil e rastreios oncológicos. Estas consultas são agendadas pela sua Equipa de Saúde quando solicitado pelo utente ou quando o profissional verifica a necessidade da mesma ser realizada.
- Vacinação—mediante disponibilidade de agendamento com enfermeiro de família.
Consulta Domiciliária
Consulta efetuada no domicílio do utente, desde que na área de influência da USF - consulta o Regulamento Interno.
A sua marcação pode ser por iniciativa do utente/cuidador, médico ou enfermeiro, por telefone ou contacto presencial. São critérios de inclusão na visitação domiciliária:
- Doença crónica incapacitante e sua agudização
- Doença crónica incapacitante e sua agudização;
- Utentes com dependência física temporária;
- Utentes com dificuldade de mobilização;
- Utentes dependentes e grandes dependentes;
- Puérperas e recém-nascidos vigiados na consulta programada da USF;
- Situações em que é conveniente a avaliação das condições da habitação e da dinâmica
família
Quando solicitadas pelo utente/familiar têm um tempo máximo de resposta garantido de 24 horas após aceitação do pedido:
- É garantida resposta quanto à exequibilidade da realização do domicílio nos termos em que for solicitada pelo utente ou cuidador;
- O domicílio será efetuado efetivamente se a justificação do pedido for aceite pelo profissional e será de acordo com a disponibilidade de horário do mesmo, bem como do transporte (do próprio profissional ou Táxi) e outros fatores necessários para a realização do mesmo.
- Não são efetuados domicílios por causas de emergência clínica;
- Não são efetuados domicílios para averiguação de óbito ocorrido no domicílio.
- Não são garantidos domicílios a ERPI, ou Instituições similares.
Consulta sem Presença do Utente
Consultas motivadas por problemas e solicitações dos utentes passíveis de resolução sem contacto face a face, como pode acontecer através do secretário clínico.
Inclui:
- Renovação de medicação crónica— o utente pode solicitar a renovação do seu receituário crónico através do preenchimento correto de impresso próprio junto do secretariado clínico, por telefone, portal do utente ou correio eletrónico. A USF garante a renovação até às 72 horas após o pedido, podendo ser emitida receita em papel ou em formato receita sem papel (via SMS ou correio eletrónico);
- Avaliação de meios complementares de diagnóstico (exames), previamente autorizados pelo seu Médico de Família
- Declarações e relatórios médicos mediante prévia autorização
Estas consultas incluem ainda o atendimento telefónico (em horário próprio para cada equipa
de família) e por correio eletrónico (com regras próprias) —informe-se na secretária.
Não compete a esta USF !
- O atendimento de situações de emergência e acidentes. Nesses casos deverá dirigir-se aos Serviços de Urgência hospitalares ou ligar ao 112;
- O preenchimento de documentação emanada de instituições privadas;
- A transcrição de exames médicos para Medicina do Trabalho, Seguradoras ou instituições hospitalares públicas ou privadas;
- Atestados para caça e licença de porte de arma, para a prática de desporto federado, Atestado das cartas de condução do Grupo 2, salvo se o médico considerar ter habilitação.